quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O que é História?

Oi Galera. Meu nome é Delzymar Dias, sou professor de História e trabalho com Meio Ambiente aqui em Patos, sertão da minha querida Paraíba. Aqui neste blog colocarei alguns textos interessantes não apenas de minha autoria, relacionados aos quatro temas que envolvem minha vida pessoal e profissional: Educação/História e Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentável.

Começaremos com alguns conceitos relacionados ao maior questionamento dos estudantes e profissionais de nossa área. O que é História?

Conceituar é tarefa difícil, senão impossível.

Toda conceituação é incompleta, imperfeita. Condensar em poucas palavras todo o conteúdo de idéias de um objeto ou de coisa torna-se tarefa, já p dissemos, quase impossível. Todo conceito sofre limitações na essência e/ou na forma.

Pesquisamos alguns conceitos de vários historiadores. Teremos a oportunidade de discutir e questionar esses conceitos e, talvez possamos dizer qual o conceito que melhor expressa a realidade histórica ou ainda, se for o caso, elaborar nossa própria conceituação da História.

1 - "A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).


2 - "O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)

3 - "A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva." (Piancantol)

4 - "A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)

5 - "Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)

6 - "A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)

7 - "A realidade do social, a realidade fundamental do homem revê-la inteiramente nova aos nosso olhos e, queiramos ou não, nosso velho ofício de historiados não cessa de brotar e de reflorir em nossa mãos (...) Sim quantas mudanças!(...) Todas as Ciências Sociais, inclusive a História, evoluíram, igualmente de maneira espetacular, mas não menos decisiva." (Fernando Braudel)

8 - A História é a substância da sociedade. (Agnes Heller)

Construa seu conceito e envie para delzymar@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: